Coordenador : Elaine Silva Miranda
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 364669.2206.118685.10082023
Departamento/Setor: MAF
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo desta proposta inclui dois grupos distintos, pessoas acima de 18 anos munícipes de Niterói e estudantes da rede básica de escolas do município.
Local de atuação: Escolas de ensino básico, domicílios e unidades de saúde do município de Niterói.
Objetivo
Realizar pesquisa de campo para gerar dados sobre a Assistência Farmacêutica no município de Niterói e paralelamente promover a educação em saúde no que tange o armazenamento, o uso racional e o descarte de medicamentos.
Resumo
O projeto Modelo de gestão para o município de Niterói: A Assistência Farmacêutica Que Queremos (Projeto AsFaQQ) tem como objetivo geral a realização de um diagnóstico da Assistência Farmacêutica no município de Niterói nos níveis de estrutura, processo e resultados, incluindo a satisfação do usuário; A partir do diagnóstico será proposto um modelo de gestão para a Assistência Farmacêutica no município. No âmbito deste projeto são realizadas ações de caráter extensionista, entre as quais se destacam a educação em saúde. Serão elaborados materiais informativos sobre os temas de armazenamento e descarte de medicamentos em domicílios, e também sobre uso racional de medicamentos. Os materiais serão divulgados para a população de Niterói por meio de diferentes mecanismos: nos domicílios – por ocasião da pesquisa de campo do projeto AsFaQQ; nas escolas de educação básica, por meio de site de internet e redes sociais.